Erik Navarro
Wolkart

Erik Navarro Wolkart, renomado por sua análise pragmática dos sistemas jurídicos, navega pelas complexas interseções do direito, tecnologia e ciências comportamentais tanto em pesquisa quanto no ensino. Seus insights são fortemente embasados em seus 19 anos como juiz federal e em seu doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), juntamente com seu tempo como pesquisador visitante na Faculdade de Direito de Harvard.


Erik tem desempenhado um papel fundamental na identificação e desmontagem dos elementos da legislação brasileira que contribuem para um cenário acentuado de litígios: mais de 80 milhões de casos ativos, um influxo de ações frívolas, taxas de conciliação muito baixas e durações prolongadas dos casos. Em resposta a essas questões sistêmicas, seu trabalho tem informado o investimento governamental na plataforma de resolução de disputas online "consumidor.gov", que anualmente desvia inúmeros casos do sistema judiciário tradicional, aliviando a carga de processos e proporcionando resoluções mais ágeis.


Após a implementação do "consumidor.gov", Erik participou de um grupo de estudos ao lado de vários economistas para reformular todas as leis de custas judiciais do Brasil sob a égide do Conselho Nacional de Justiça. Esses projetos de lei atualmente aguardam aprovação do Congresso Nacional. Os livros de Erik, respeitados por sua exploração clara e sucinta dos desafios legais e estratégias de reforma, são utilizados como livros-texto fundamentais em universidades brasileiras. Em colaboração com neurocientistas, ele iniciou o primeiro curso de especialização em Direito e Neurociência no Brasil, sediado na Escola da Magistratura Federal do Estado do Paraná.

Hoje, Erik ocupa a posição de Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito de Stanford, onde se dedica ao estudo dos impactos da inteligência artificial generativa no sistema de justiça sob a supervisão do Professor Diego Zambrano, continuando a buscar estratégias inovadoras para aprimorar e avançar sistemas legais na era do avanço tecnológico.

Em uma significativa transição de carreira, Erik renunciou ao judiciário para se imergir mais livremente na academia. Atualmente, ele atua como advogado e consultor, ao mesmo tempo em que compartilha seu conhecimento e expertise como professor.

Todas as informações constantes desta página são de autoria e responsabilidade

de Ava Brasil Educação e Tecnologia

CNPJ 09.298.239/0001-64 - Rua Odila Cabral Taváres, 51, Campo Grande-MS.
É importante que você saiba que a Ava Educação respeita e cumpre integralmente

a Lei Geral de Proteção de Dados.
Esta página utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a Política de Privacidade que você pode conhecer
CLICANDO AQUI.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com estas condições.

Caso não concorde, basta sair da página